IMPRENSA


"CAMPEONATO LDA DE AUTOMOBILISMO"

Faça o pré credenciamento agora...

… Agora Clique nos botões abaixo para imprimir a “Ficha de Credenciamento” e o “Termo de Responsabilidade”.

Depois é só preencher assinar e entregar na secretária de prova no dia do evento.

GUIA PARA FOTÓGRAFOS E CINEGRAFISTAS

IMPORTANTE

Este documento possui informações relevantes para seu credenciamento e segurança. Sua leitura é importante para que você não se envolva em incidentes que podem atrapalhar seu trabalho e o andamento do evento.

Artigo I. 

CREDENCIAMENTO

  • Credenciamento Antecipado:

Deverá ser solicitado através de formulário disponível em nosso site: www.ligadesportiva.esp.br, localizado no menu imprensa, até a dia antes do início do evento.  

  • Credenciamento presencial:

Na secretaria de prova no 1º dia do evento.

Artigo II.   O QUE É

Pit Lane:

  • Em tradução livre, significa “pista do box”. É por onde os carros entram e saem do box. É a área de maior risco dentro e um autódromo.

Linha limitadora do box da equipe:

  • É a linha sob a porta da garagem (box) e que dá acesso ao pit lane (pista do box).
  • Esta faixa pode ou não estar demarcada visualmente (pintada no piso).

Faixa de trabalho das equipes (em frente ao box):

  • Fica em frente à porta do box, onde os carros param para ajustes ou reparos.
  • É potencialmente um dos locais de maior risco no autódromo. Nunca fique nesta área.

Pit Wall:

  • Em tradução livre, significa “muro do box”. É o muro que separa a pista de corridas do pit lane. Geralmente, possui piso elevado e, em muitos casos, uma mureta que separa o pit lane dessa área, onde ficam também as estações de cronometragem das equipes.

Red Zone:

  • Em tradução livre, significa “Zona Vermelha”. São áreas de acesso proibido nos autódromos, pois oferecem riscos em caso de acidente ou rodadas dos carros de corrida. Nunca entre nelas.

Áreas de Escape:

  • São áreas da pista para onde geralmente os carros podem escapar do traçado. Possuem variadas funções (como desaceleração, espaço para manobras de alto risco, etc). Justamente por isso. Nunca entre nelas.

Guard Rail:

  • Todas as lâminas metálicas que contornam a pista. Têm como função reduzir os danos no caso de um carro desgarrar. Nunca fique perto deles.

Barreiras de pneus:

  • Conjunto de pneus unidos por cabos de aço ou outro dispositivo. Têm como função reduzir os danos no caso de um carro desgarrar. Nunca fique perto deles.

Placas de pista:

  • Placas onde estão os logotipos dos patrocinadores das corridas. Nunca fique na frente delas.

Artigo III. CREDENCIAIS

COLETES: PERMISSÕES ESPECÍFICAS

Os coletes são destinados a profissionais da mídia local e especializada com experiência na cobertura do esporte, que realmente precisam ter acesso à pista e possuem o equipamento necessário. Não podem transitar no pit lane durante treinos classificatórios e corridas. Podem fotografar na pista, sempre evitando as red zones, áreas de escape e situações de risco indicadas neste guia.

PROFFISSIONAIS SEM COLETE:

Quem não obtiver este equipamento poderá realizar suas matérias livremente dentro das áreas permitidas, onde acontecem 95% das pautas no automobilismo: sempre atrás da linha de delimitação do box, ou seja, dentro e atrás do box. É possível acessar todos os pilotos e personagens do evento, bastando para isso procurá-los diretamente ou a seus assessores nos respectivos boxes. O evento e as equipes produzem uma grande quantidade de imagens de pista e de box que são de livre utilização jornalística. Caso seja de interesse, basta solicitar à equipe ou à assessoria do evento (contatos no final do documento).

Artigo IV.               

PIT LANE E CORRIDA

Regras gerais:

Só será permitida a atuação de fotógrafos, cinegrafistas ou profissionais de mídias sociais quando cumprirem as seguintes condições:

  • Portarem credencial do evento.
  • Utilizarem o colete devidamente numerado e identificado.

 Artigo V.  ATITUDES PROIBIDAS

Situações gerais:

  • Portar o colete, mas não vesti-lo ou obstruir a visualização do número de identificação.
  • Discutir ou insistir com seguranças ou fiscais de pista. Caso tenha problemas, apenas relate à assessoria para as devidas providências.
  • “Criar” ou utilizar passagens alternativas para acessar áreas que estejam fechadas por motivos de segurança.
  • Interferir de qualquer forma na transmissão de TV oficial, seja obstruindo o posicionamento do câmera, seja interferindo em entrevistas ou boletins em andamento.
  • Postar-se diante das placas e sinalização distribuídas pelo traçado.

Na área de box e pit lane:

  • Transitar ou permanecer na “faixa de trabalho das equipes” em frente ao box (área imediatamente em frente à entrada do box, onde os carros estacionam para ajustes e reparos).
  • Ficar de costas para os carros que entram no box.
  • Deitar ou ajoelhar para captação de imagens.
  • Checar fotos ou outras imagens na câmera, celular ou qualquer outro dispositivo enquanto estiver no pit lane.
  • Obstruir o caminho de mecânicos ou outros membros das equipes, quando estes estiverem em trabalho de box em treinos ou corrida.
  • Passar o corpo ou mesmo somente a câmera ou lente para dentro do perímetro da pista, ultrapassando as telas de proteção.
  • Acessar plataformas ou praticáveis de câmeras de TV.

Na pista:

  • Entrar nas red zones ou áreas de escape, mesmo que seja como passagem para outro local.
  • Cruzar a pista durante treinos e corrida.
  • Colocar-se próximo às barreiras de proteção como guard-rails e barreiras de pneus (mesmo que atrás, elas podem ceder ou serem arremessadas contra você).
  • Passar o corpo ou mesmo somente a câmera ou lente para dentro do perímetro da pista, ultrapassando as telas de proteção.
  • Acessar plataformas ou praticáveis de câmeras de TV.

Durante as atividades de pista:

  • Proibida a permanência no pitwall durante treinos e corridas.
  • Proibido transitar no pit lane durante o sábado e o domingo.

Artigo VI. 

ATITUDES RECOMENDADAS

  • Ter uma cópia do mapa com as red zones (disponível em nosso site: ligadesportiva.esp.br no menu imprensa) para orientação em seu deslocamento.
  • Em caso de dúvida sobre alguma área da pista, evite-a ou saia dela imediatamente.
  • Na pista, caso precise de informação sobre áreas seguras ou de risco, procure um posto de sinalização próximo, sempre evitando cruzar trechos proibidos. Ou retorne à sala de imprensa para se informar.
  • Chegar com antecedência a todos os compromissos do fim de semana. Lembre-se: o evento está em andamento e, agendando, é mais fácil encontrar pessoas e realizar pautas.
  • Cuidado com o equipamento: sempre tenha suas máquinas e lentes no campo de visão.
  • Ter em mãos ou no celular uma cópia do mapa de red zones da pista. 

Artigo VII.             

SALA DE IMPRENSA

Não ocupe a mesa com equipamentos desnecessários, de forma a impedir o uso por parte de outros colegas.

  • Não introduza pessoas não credenciadas para acessar a sala de imprensa.
  • Não repasse a senha da internet.
  • A sala de imprensa começa a operar no primeiro dia de treinos oficiais de cada pista.

Artigo VIII.           

REFERÊNCIAS IMPORTANTES

 LIGA DESPORTIVA DE AUTOMOBILISMO | LDA

Entidade independente Desportiva no Brasil, a LDA é responsável pela fiscalização técnica e desportiva em todas as corridas por ela organizada ou contratada, incluindo medidas de segurança e determinação de punições em todas as corridas.

PROMOTOR DO EVENTO:

Responsável pela montagem, divulgação e promoção das corridas.

Diretor de provas: Ernesto A. Costa e Silva

Maior autoridade dentro do autódromo, é o responsável por todos os procedimentos em treinos e corridas, incluindo medidas de segurança. É designado pela LDA.

Comissários técnicos:

Sob jurisdição da LDA, fiscalizam equipes e pilotos, além de vistoriar os carros, visando o cumprimento do regulamento técnico das categorias. Podem impor penalidades aos infratores.

Comissários desportivos:

Sob jurisdição da LDA, acompanham a execução de todos os treinos e corridas a fim de garantir que o regulamento desportivo seja cumprido, podendo impor penalidades por infrações como queimas de largada ou atitudes antidesportivas na pista. 

Rolar para o topo